Trabalhar a partir de casa

Por mais voltas que dê encontro-me sempre com o dilema de ter que trabalhar tendo o filho por perto. Dou ainda mais voltas cada vez que os prazos apertam ou não fosse eu a Mestre da Arte de Tergiversar Procrastinar, dou workshops, se desejarem seguir os meus passos. Tem é que ser bem pagos, claro.

Nos últimos anos, uma das formas de exercer a minha arte com mestria, tem sido passear pela net, ler 1001 mensagens nos 500.000 fóruns em que estou inscrita, escrever neste blog, ler tudo e mais alguma cosia no facebook. Uma dica boa que vi algures no ciber-espaço foi que, em vez de lutarmos contra esta "necessidade" de adiar o trabalho, podemos integra-la como um dos nossos hábitos o que nos permite tergiversar um bocadinho antes do início de cada jornada. Assim sendo, escrever nest blog, passou a ser um momento de preparação para o trabalho.  Depois disso, fico mais apta a realizar outras tarefas que requerem o computador e concentração.

Agora que chegou trabalho novo para fazer, esta dica já não me é suficiente e por isso aproveito o meu momento de procrastinação para escrever aqui as dicas de outras mamãs com filhos pequenos, que trabalham a partir de casa:

- Trabalhar à noite, depois de os pequenos irem dormir (impossível para quem tem filhos muito activos que requerem muitas horas de brincadeiras físicas);

- Trabalhar de manhã cedo, antes de as crianças acordarem (impossível para quem amamenta em livre demanda durante toda a noite e ainda leva a criança ao WC);

- Separar os brinquedos das crianças em diferentes caixas que se vão apresentando de forma rotativa. Desta forma a criança tem brinquedos "novos" e entusiasmantes com que se entreter. Quando o interesse esmorece trazer mais caixas de brinquedos (não funciona aqui em casa, só se tivesse 100 caixas de brinquedos e mesmo assim.... mas talvez funcione com crianças mais velhas?); 

- Dar às crianças actividades que estas podem desenvolver de forma independente (seguramente para crianças mais velhas. (O max que consigo é algo como "leva este copo para a cozinha" ou "queres colar estes autocolantes?" que acabam em 3 segundos. Se apostamos nas pinturas, lá se vão as paredes, os puzzles e jogos voam por todo o lado, a mala das ferramentas idem. Por enquanto, funcionam as brincadeiras na água o que inclui tomar banho e dar banho a todos os bonecos,na varanda);

- Trabalhar no mesmo local onde as crianças brincam para facilmente poder dar inputs e participar nas suas brincadeiras (é isto mesmo que acontece aqui e é muito facilmente participar nos seus interesses pois se eu me sento com o computador, tudo o que ele quer é colo e brincar com o teclado);

- Definir períodos, ao longo do dia, durante os quais nos podemos concentrar no trabalho e outros para nos concentrarmos nas crianças. Por exemplo, concentrar o trabalho nos horários das sestas .(funcionou lindamente enquanto havia sestas. Agora fico a rezar para que o sono venha e esta espera faz crescer a irritação e o ressentimento. Isto leva-me à próxima dica que é inteiramente da minha autoria;

- Relaxar e não fazer planos rígidos. Simplesmente aproveitar todos os momentos disponíveis para trablhar sem criar expectativas de que vai ser à hora X ou Y ou durante N tempo (in progress);

- Enquanto se estiver com as crianças não estar a pensar no trabalho. Enquanto estiver a trabalhar, não se sentir culpada por não estar com as crianças. Não fazer as coisas pela metade, meio com as crianças e meio a trabalhar porque acabamos por não fazer bem nenhuma das duas e por nos sentirmos culpadas.A ideia é garantir que ambos recebem a atenção de que necessitam e que quando estou focada neles é a 100% (mais fácil de escrever do que de fazer mas estou a tentar); 

- Encontrar uma outra mãe com quem partilhar os cuidados das crianças, para que se possa trabalhar (ia, ia. Continuo nessa procura e na procura de um local onde mães e crianças possam permanecer e que sejam maiores e mais arejados do que os micro apartamentos Lisboetas onde vivemos. Temos as mães e os filhos, falta-nos o espaço. Já tentamos em jardins públicos, com e sem parque infantil, com e sem explanadas mas é muito complicado porque as crianças se aborrecem de estar naqueles parque idiotas, porque não há wc's, há cocós em todo lado, com o sol não se vê o ecrã do computador, porque chove etc... etc....);

- Levar toda a parafernália para o jardim onde as crianças podem brincar e a mãe trabalhar (fixe para quem tem jardim em casa, fixe se não nevar, ou chover, ou estiverem 40º.);


- Convidar amigos dos filhos, parentes etc... para que possam vir brincar enquanto a mãe trabalha (mais uma vez, teria que ser fora dos 48 m2 que estamos a pagar ao banco);

- Deixar a criança ver TV, DVD e brincar com o computador (apesar de não me agradar a ideia, é o que tenho tentado mas, na maioria das vezes, sem qualquer sucesso. Se eu estou no computador ele quer o meu computador e o meu teclado);

- Desenvolver actividades com a criança que a deixem verdadeiramente cansada, seguidas de refeições substanciais. Assim temos mais hipóteses de que durmam a sesta e se deitem cedo (ainda que isso não seja garantido e que podem sempre adormecer a caminho de casa e acordar assim que lá entram deixando a mãe de rastos e sem conseguir trabalhar. Como eu conheço este cenário);

- Contratar um/uma jovem estudante que tenha tempo e jeito para estar com crianças (onde estão?);

- Pensar que não será necessário viver com as contas apertadas por muito mais anos dado que a criança vai crescer e ser cada vez mais autónoma o que aumentará o tempo disponível para o trabalho dos pais (lembro-me disto todos os dias.);

-  Pai e mãe trabalharem em part-time o que dá um salário a 100%  e muito mais disponibilidade para os filhos (claro que esta e outras excelentes dicas foram dadas por pais num mercado de trabalho bem diferente do nosso. Se isto nos fosse possível, já lá estaríamos. Aqui os empregos a meio tempo não abundam e isto para não falar nas dificuldades de viver só com um salário a 100%);

- Suplementar o salário com trabalhos sazonais (bora lá para a pêra rocha? Dicas de trabalhos sazonais que se possam fazer com crianças?)

- E falando em contas, podemos sempre diminuir as despesas. Aceitam-se dicas de redução de despesas.

- Trabalhar em troca de bens e serviços, em vez de dinheiro. Trabalho com o S. numa horta/jardim, em troca de comida. Cansativo e muito agradável. Veremos o peso desta troca no orçamento familiar.

Outras partilhas e dicas sobre o trabalho a partir de casa, com crianças:

http://wantamiracle.blogspot.pt/2011/10/trabalhar-partir-de-casa-sendo-mae.HTML

http://wantamiracle.blogspot.pt/2011/10/uma-mesa-e-uma-cadeira.HTML

http://wantamiracle.blogspot.pt/2011/04/do-trabalho-aos-filhos-dos-filhos-ao.HTML



4 comments:

  1. EStou presentemente com o mesmo dilema... Ela saltita de casa em casa e quando ninguém pode, fica comigo e já sei que é um dia que, se correr bem, rende aí 2 a 3h de trabalho no pc. Ainda por cima, como muitos dos amiguinhos já andam na escola, ela já pede e pergunta porque não pode ir à escola também... Basicamente tento todas as soluções que indicaste e infelizmente as que funcionam melhor são mesmo a tv ou dvds... sestas, agora que ando a implementar algumas soluções da Pantley, têm corrido melhor, mas depende dos dias. Se achares uma solução, avisa que eu farei o mesmo :)

    ReplyDelete
  2. Eu tb não consigo, só tento e desatino.
    o que é a Pantley?

    beijinhos

    ReplyDelete
  3. Oi, Elisabeth Pantley: "the no-cry sleep solution" (vol. 1 - for babies); vol 2. for toddlers and preschoolers. Não pratico tudo o que ela indica pois apesar de ser attachment, contraria algumas coisas do continuum. Mas é optimo para dar ideias em que nunca tinha pensado :)

    ReplyDelete